POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

Refere-se ao conjunto de ações mapeadas e definidas para evitar perdas com eventos nos serviços de energia e comunicações. Planos de telefonia e internet com duas operadoras, Ligga e Claro. Nobreaks com capacidade de até 2h para garantir finalização dos processos. Escritório de operações em prédio comercial com gerador de energia.

Nosso conjunto de proteções para computadores e dispositivos conectados em nossa rede utiliza de Firewall nativo da Microsoft, redes internas isoladas para os colaboradores e os visitantes, controle de usuários para gerenciar permissões para ativos digitais específicos.

Nossas medidas para proteção dos dados e aplicações em execução na nuvem, visam uma estratégia robusta de segurança na nuvem com responsabilidade compartilhada entre o fornecedor da nuvem e os responsáveis de tecnologia de nossa organização.

Desenvolvemos medidas de proteção, como criptografia e backups isolados para proporcionar resiliência operacional contra possíveis violações de dados.

Nossa segurança de endpoints trata os riscos que surgem decorrentes dos usuários que acessam remotamente a rede, situação limitada somente aos responsáveis de tecnologia. Mantemos uma limitação e pré aprovação dos dispositivos individuais de cada um desses.

O plano de contingência para incidentes de segurança cibernética definidos por nossa empresa possui 3 categorias, delimitando bem as situações e evitando a necessidade de interrupção total dos serviços. Além disso, tempos rotinas diárias de backups dos dados gerais e rotinas semanais das implementações de features e/ou correções no código.

A Maquineta entende seu papel crucial na garantia da eficácia das estratégias de segurança cibernética, instruindo todos os colaboradores para garantir que eles executem as boas práticas recomendadas de segurança, como excluir e-mails suspeitos, evitar a conexão dispositivos USB desconhecidos, evitar compartilhamento de senhas e outras medidas definidas.